Residuos solidos
1 INTRODUÇÃO 3
2 ETAPA 1: PESQUISA DE CAMPO SOBRE O LIXO NA CIDADE DE EUNÁPOLIS 5
2.1 Perguntas e respostas 5
3 ETAPA 2: PESQUISA DE CAMPO SOBRE O LIXO NA CIDADE DE EUNÁPOLIS 7
3.1 Relatório explicativo 7
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAs 10
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo abordar como é feito o descarte do lixo e seus pontos ruins que conseqüentemente geram seus acúmulos causando problemas maiores para o ambiente em geral como: solo, ar, água, etc.
Para entendermos melhor sobre o assunto abordado fizemos uma pesquisa onde o campo de pesquisa foi à cidade de Eunápolis localizada no estado da Bahia.
Na cidade a solução para o destino do lixo ainda consiste em conduzi-lo para longe, preferencialmente, para locais afastados das áreas habitadas. São os vazadouros a céu aberto, mais conhecido como lixões, situados nas vias de acesso ao bairro na zona rural.
Segundo o Censo Demográfico (1991), ainda hoje, no Brasil, de todo o lixo coletado, a maior parte vai para os lixões, embora haja variações significativas por região. No nordeste, cerca de 90% tem esse destino; no norte, quase 70%; no sudeste, pouco mais de um quarto do total e, no sul, cerca de 40%. Tal alternativa indica a pouca importância, até então dada, do ponto de vista sanitário e ambiental, à questão do lixo das cidades. Reflete o conceito de que ao lixo não é atribuído valor algum. Expressão disso seria o fato dele nunca ter recebido outra conotação além daquela de inutilidade. Nesse sentido, concebê-lo como algo que encerrasse a promessa de recriação e renascimento consistiria em mera abstração. Acontece que “esconder do olhar e tentar tornar invisível” é a idéia que, ao longo do tempo, tem inspirado os modelos de gestão de resíduos sólidos. É uma tentativa, buscando a origem do problema, de ocultar um modelo econômico que tem se