Egito
Egito, país do norte da África, que tem como capital a cidade de Cairo, é um estado transcontinental por incluir também a península do Sinai, na Ásia. Ou seja, pertence a mais de um continente.
É o 15º país mais populoso do mundo e o está no terceiro lugar na África, com mais de 85 milhões de habitantes. Cerca 90% da população residem às margens do Rio Nilo e na costa do Mar Mediterrâneo, enquanto as outras regiões do país são desérticas, ocupadas pelo Deserto do Saara.
A antiga civilização egípcia se desenvolveu entre 3200 a.C até 32 a.C. A história política do Egito Antigo é tradicionalmente dividida em duas épocas: pré-dinastia e dinastia.
Pré-Dinastia: Não existia centralização política. A população se organizava em comunidades primitivas, independentes de uma autoridade central que era conduzida pelos monarcas.
Dinastia: Forte centralização política Menés, rei do Alto Egito, subjugou em 3200 a.C. o Baixo Egito. Promoveu a unificação política das duas terras sob uma monarquia centralizada na imagem do faraó, dando início ao Antigo Império, Menés tornou-se o primeiro faraó. Os monarcas passaram a ser “governadores” subordinados à autoridade faraônica.
Sua religião predominante é o islamismo, fundado por Maomé. O egípcio tem um sentimento muito vivo de religião e reza diariamente, cinco vezes ao dia. Suas igrejas são chamadas mesquitas. O princípio fundamental de sua religião é que Alá é Deus e Maomé é seu profeta. Pela sua própria religião, os árabes acreditam que o destino de cada um já vem traçado por Deus.
A área do Egito é de 1.001.449 km², seu principal idioma é o árabe e como clima predominante é árido subtropical. As temperaturas médias situam-se entre 27 e 32 °C no verão, chegando a 43 °C no litoral do mar Vermelho, e entre 13 e 21°C no inverno. Um vento constante de noroeste ajuda a baixar a temperatura no litoral mediterrâneo. Seu IDH é de 0,620 com uma expectativa de vida de 71 anos.
O Egito é um país subdesenvolvido,