residuos ao meio ambiente
SERVIÇOS DE SAÚDE*
Angela Maria Magosso Takayanagui**
O saneamento do meio envolve lima série de fatores, dentre eles, a questão dos resíduos sólidos, nem sempre bem gerenciados. O problema e mais grave quando se trata de resíduos produzidos em serviços de saúde, sendo a conscientização das pessoas e a atenção dos administradores, de fundamental importância para lima convivência equilibrada com o meio físico.
UNITERMOS: meio ambiente, saneamento, consciência ecológica.
Quando se fala em saneamento ambiental, deve-se atentar para a complexidade de questões que atravessam este problema, principalmente no que se refere II necessidade de mudança de comportamento.
O ser humano recebe forte influência do meio em que vive, ao mesmo tempo em que o influencia em inúmeras situações, como na que concerne ao nível de higiene e de limpeza pública. Este, por sua vez, encontra-se diretamente relacionado com as condições de desenvolvimento e de qualidade de vida da população, quase sempre direcionada pela sua condição sócio-econômica e cultural.
Cada indivíduo, então, organiza sua própria maneira de viver, subordinada a cultura, à educação, ao poder econômico e ao meio ao qual pertence.
Deste modo, podemos dizer que o controle da situação de saneamento de uma
*Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT - entende-se por resíduos de serviços de saúde, todo tipo de lixo produzido em instituições sanitárias (hospitais, ambulatórios, consultórios médicos e odontológicos, clínicas veterinárias, laboratórios e similares).
**Assistente junto ao Departamento de Enfermagem Materno-lnfantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP - Campus Universitário.
Rev. Latino-am. enfermagem - Ribeirão Preto - v. 1 - n. 2 - p. 93-96 - julho 1993
93
comunidade não é exclusivo do pessoal técnico que assume a limpeza pública e, sim, que depende de toda uma visão e postura pessoal,