Meio Ambiente, resíduos Sólidos perigosos
Estimativas da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento, recuperação e Disposição de Resíduos Especiais calculam que as indústrias em solo brasileiro produzam, a cada ano, cerca de 2,9 toneladas de resíduos perigosos.
(Ajuda Ecológica, 2011, s/ p.)..
Sendo que apenas 600 mil sáo dispostos de modo correto
Todos esses contaminantes contribuem para a poluição e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do IBGE, alguns dados
Demonstram que a poluição da água atinge 38% dos municípios brasileiros, principalmente os mais populosos.
O descarte inadequado de resíduos tóxicos é elevado devido a desinformação ou á falta de um plano de gestão de resíduos, uma vez que destinação de resíduos é deresponsabilidade do gerador, conforme legislação.
Segundo o suplemento do meio ambiente, 191 municípios da Bacia do Rio São Francisco (38% no total) registraram poluição da água: 116 em Minas Gerais, 24 em Pernambuco e 31 na Bahia..
As pilhas e baterias apresentam em sua composição metais considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio.
A reutilização ou reciclagem de resíduos perigosos é a medida ideal para minimizar o impacto criado na disposição final destes.
Alguns resíduos, criados como subprodutos em determinados processos industriais, podem ser usados como matéria prima em outros processos industriais.
A reutilização ou reciclagem de resíduos perigosos é a medida ideal para minimizar o impacto criado na disposição final destes.
Os resíduos perigosos são aqueles que podem ser nocivos, no presente e no futuro, á saúde dos seres humanos, de outros organismos e ao meio