Sustentabilidade
Introdução 4
Caracterização e classificação de resíduos 5
Resíduos sólidos - Classificação 6
Objetivo 6
Definições 6
Resíduos sólidos: 6
Periculosidade de um resíduo: 6
Toxicidade: 6
Agente tóxico: 6
Toxicidade aguda: 6
Agente teratogênico: 7
Agente mutagênico: 7
Agente carcinogênico: 7
Processo de classificação 7
Classificação de resíduos 7
Resíduos classe I – Perigosos 8
Inflamabilidade 8
Corrosividade 8
Toxicidade 9
Patogenicidade 10
Resíduos classe II - Não perigosos 10
Resíduos classe II A - Não inertes 10
Resíduos classe II B - Inertes 10
Conclusão: 11
Introdução
Considerando a crescente preocupação da sociedade com relação às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável, a ABNT criou a CEET-00.01.34 - Comissão de Estudo Especial Temporária de Resíduos Sólidos, para revisar a ABNT NBR 10004:1987 - Resíduos sólidos - Classificação, visando a aperfeiçoá-la e, desta forma, fornecer subsídios para o gerenciamento de resíduos sólidos.
As premissas estabelecidas para a revisão foram à correção, complementação e a atualização da norma em vigor e a desvinculação do processo de classificação em relação apenas à disposição final de resíduos sólidos.
A classificação de resíduos sólidos envolve a identificação do processo ou atividade que lhes deu origem, de seus constituintes e características, e a comparação destes constituintes com listagens de resíduos e substâncias cujo impacto à saúde e ao meio ambiente é conhecido. A segregação dos resíduos na fonte geradora e a identificação da sua origem são partes integrantes de classificação, onde a descrição de matérias-primas, de insumos e do processo no qual o resíduo foi gerado devem ser explicitados.
A identificação dos constituintes a serem avaliados na caracterização do resíduo deve ser estabelecida de acordo com as matérias-primas, os insumos e o processo que lhe deu