1º LEI DA TERMODINÂMICA
Este trabalho tem como intuito usar uma seringa como modelo para representar o funcionamento um sistema termodinâmico real e explicar como se relaciona com a 1º Lei da Termodinâmica que é a lei da conservação da energia, ou seja, está lei enuncia que a energia total transferida para um sistema é igual à variação da sua energia interna.
1.Introdução
Na 1ª lei da termodinâmica, o princípio da conservação de energia torna possível prever o comportamento de um sistema gasoso ao sofrer uma transformação termodinâmica. Sendo que um sistema não pode criar ou consumir energia, mas apenas armazená-la ou transferi-la ao meio onde se encontra, como trabalho, ou ambas as situações simultaneamente, então, ao receber uma quantidade de calor, esta poderá realizar um trabalho e aumentar a energia interna do sistema ΔU. O modelo de sistema será representado pela seringa.
Figura: Seringa
2.A Primeira lei da termodinâmica aplicada aos gases
Quando o gás se expande a variação de pressão, volume e temperatura. Exemplo a seringa quando comprimimos sentimos a seringa quente, porque, sentimos a compressão faz o calor transferir para outro sistema (mão) soltando a compreensão notasse que a seringa fica mais frio.
3.Estado termodinâmico e variáveis de estado
As propriedades termodinâmicas do sistema pode variar a posição do êmbolo da seringa devido a pressão, temperatura, energia interna, massa e diversas outras grandezas que levam o sistema de um estado termodinâmico a outro.
É comprovado experimentalmente que o estado termodinâmico de um gás é definido por apenas por meio variável do estado de massa, volume e pressão, definindo assim o estado termodinâmico de um sistema. As relações matemáticas entre as variáveis de estado são chamadas de equações de estado. Com o medidor