Termodinâmica aplicada
Unidade 3
Engenharia de Controle e Automação – Mecatrônica
Termodinâmica aplicada
Roger Sanches Lino
RA:1191437392
Campinas – SP
Julho 2011.
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
Unidade 3
Engenharia de Controle e Automação – Mecatrônica
Termodinâmica aplicada
Trabalho referente à disciplina de Térmodinâmica Aplicada, ministrada pelo professor Mauro Figueiredo, realizado pelo aluno Roger Sanches Lino.
Campinas – SP
Julho 2011.
Introdução
A termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre o calor trocado e o trabalho realizado, em um determinado processo físico que envolve a presença de um corpo e/ou sistema e o meio exterior. É através das variações de temperatura, pressão e volume que se busca compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza. Assim, o resumo apresentado a seguir, objetiva enfatizar a utilização da termodinâmica no uso das tecnologias de mecânica e eletrônica para fornecer novos produtos, sistemas e processos, bem como a própria engenharia.
1.0 Primeira Lei da Termodinâmica
A primeira lei da termodinâmica nada mais é que o princípio da conservação de energia e, apesar de ser estudado para os gases, pode ser aplicado em quaisquer processos em que a energia de um sistema é trocado com o meio externo na forma de calor e trabalho. Quando é fornecida a um sistema certa quantidade de energia Q, esta energia pode ser usada de duas maneiras:
1. Uma parte da energia pode ser usada para o sistema realizar um trabalho (t), expandindo-se ou contraindo-se, ou também pode acontecer de o sistema não alterar seu volume (t = 0); 2. A outra parte pode ser absorvida pelo sistema, virando energia interna, ou seja, essa outra parte de energia é igual à variação de energia (ΔU) do sistema. Se a variação de energia for zero (ΔU = 0) o sistema utilizou toda a energia em forma de trabalho. ΔU= Q – t Assim, tem-se enunciada a primeira lei da