Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Meio Ambiente
Causados por Resíduos Sólidos
A preocupação com os resíduos vem sendo discutida há algumas décadas nas esferas nacional e internacional, devido à expansão da consciência coletiva com relação ao meio ambiente. Assim, a complexidade das atuais demandas ambientais, sociais e econômicas induz a um novo posicionamento dos três níveis de governo, da sociedade civil e da iniciativa privada.
Mas, é necessário que partam de toda população a conscientização para que tenham um ambiente ecologicamente equilibrado.
Os resíduos sólidos são os restos oriundos das atividades humanas, sejam elas domésticas ou industriais. Os resíduos provenientes das atividades do homem em sociedade podem ser: sobras de alimentos, embalagens, papéis, plásticos e outros. No Brasil, a questão dos catadores de resíduos, o mito do milagre da reciclagem, a gestão territorial do Estado neoliberal e as dificuldades políticas que pequenos municípios enfrentam quanto à gestão de resíduos sólidos são alguns exemplos de como a globalização dificulta a execução desse serviço.
Impacto Ambiental
• Dejetos/resíduos sem tratamento adequado são fonte de poluição dos recursos hídricos.
• Alto nível de contaminação, por coliformes fecais, de águas superficiais que abastecem o meio rural e urbano.
• Queimadas e Poluição do ar.
Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, que direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem estar da população, as atividades sociais e econômicas , a biota ( flora e fauna) as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente, e a qualidade dos recursos ambientais. Resolução 001/1986 – CONAMA no seu art. 1°.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Estes restos podem ser descartados ou muitas vezes reaproveitados como matéria prima para a fabricação de novos produtos. De