RESGATE HISTORICO DA POLITICA DA SAUDE
Serviço Social
Regiéli paula dias zulim
RESGATE HISTORICO DA POLITICA DA SAUDE
Londrina
2012
REGIELI PAULA DIAS ZULIM
RESGATE HISTORICO DA POLITICA DA SAUDE
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividade Interdisciplinar.
Londrina
2012
Introdução:
Conforme está escrito na Constituição de 1988, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas. O reconhecimento desse direito é um marco no processamento dos direitos socais e hoje faz parte dos direitos humanos, porém nem sempre foi assim.
O presente trabalho faz-se necessário um resgate histórico do atendimento a população na área da saúde, período este em que o atendimento era prestado pelas Santas Casas de Misericórdia de forma filantrópica para aqueles que não podiam pagar.
Com o crescimento dos grandes centros urbanos no país, o desenvolvimento ferroviário impulsionados pelo café, a falta de saneamento básico, houve inúmeras doenças e epidemias que dizimaram muitos brasileiros.
As condições precárias da saúde no Brasil evidenciaram o país em um cenário mundial sendo denunciadas pela imprensa, forçando o Estado a criar o Departamento Nacional de Saúde Publica, propondo a extensão de serviços de saneamento urbano e rural, além da higiene industrial e cuidados com a maternidade e crianças recém nascidas.
Mesmo com tais denuncias por muito tempo a saúde foi uma mera ferramenta para beneficiar os sistemas políticos vigentes, com caráter caritativo, de fora paliativa, privilegiando aqueles que contribuíam com a Previdência Social, não sendo reconhecido como um direito universal de todos.
Na construção da historia da saúde no Brasil, ela deixa de ser um serviço