Resgatando os jogos e brincadeiras tradicionais
APRESENTAÇÃO
Os jogos e brincadeiras são considerados como parte da cultura popular e é através das crianças que se perpetuam as brincadeiras tradicionais, sendo estas preservadas e recriadas a cada nova geração. Portanto resgatar a tradição das brincadeiras é uma forma de ampliar o universo lúdico e cultural das crianças, além de promover ma interação com outras gerações
Entendemos que cada um de nós possui um acervo muito rico dos jogos da nossa infância devem ser resgatado e transmitido as atuais gerações é uma tarefa muito importante, e é de nossa responsabilidade enquanto Profissional de Educação Física, não deixarmos morrer os jogos e as brincadeiras tradicionais. As crianças se interagem com as brincadeiras além do divertimento também a aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
Observando as crianças de hoje identificamos que elas preferem brincar na maioria das vezes de videogames, jogos eletrônicos, computadores. As brincadeiras de tempos atrás eram bem mais divertidas e além de tudo muito saudáveis e criativas. A tecnologia e a violência restringiram as brincadeiras fazendo com que as crianças fiquem horas e horas na frente do computador ou mesmo televisão. Jogos eletrônicos estão sendo o meio mais utilizado pelas crianças e jovens, ocupados em passar fases e vencer obstáculos, disputar corridas alucinantes. Tudo isto sem a criança sair do lugar, ficando assim no sedentarismo. Dentre os autores estudados nesta disciplina o autor Ribeiro (2004) fala sobre esse tema.
E resgatando jogos e brincadeiras tradicionais venham a fazer com que a criança interaja com as outras, a produzir seu próprio brinquedo desenvolvendo assim a sua criatividade, além dos jogos e brincadeiras estimularem na criança uma série de aspectos que contribuem tanto para o seu desenvolvimento individual quanto social.
OBJETIVOS
Geral
Melhorar a aprendizagem dos estudantes do 2º ano de idade de 7 á 8 anos através de atividade lúdica.