Projeto de treinamento de pessoas em uma empresa
RESUMO
O objetivo desse artigo é a apresentação da contribuição das brincadeiras populares para o desenvolvimento cultural na Educação Infantil, nos espaços da Creche Municipal Tia Beth, proporcionando aos alunos, que descubram e compreendam o mundo, desenvolvendo a imaginação e explorando possibilidades para a construção do conhecimento. Abordando sua característica lúdica e buscando a ligação com o processo da necessidade de uma valorização e de um resgate de brincadeiras antigas dentro do ambiente escolar, a criança desenvolve seu cognitivo, o afetivo e o social, aprendendo ainda a preservar esse patrimônio cultural que vêm se perdendo. Resgatar a experiência fascinante da brincadeira tradicional, criando e recriando o encantamento do lúdico, do convívio, da troca com o outro.
Palavras-chave: Brinquedos e brincadeira tradicionais. Educação Infantil. Cultura popular.
INTRODUÇÃO
Pode parecer estranho e curioso para alguns falar em Resgate de Antigas Brincadeiras nos dias de hoje. Faz tempo em que estas manifestações de identidade e cultura popular espontâneas estão com os seus espaços cada vez reduzidos.
Descobrir o prazer de vivenciar as brincadeiras populares, construindo de forma lúdica caminhos para a preservação e valorização do brinquedo popular artesanal, como instrumento de manutenção da tradição e da cultura dos povos, traduzidas nos brinquedos e brincadeiras populares. Além de incentivar crianças a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
A brincadeira popular é aquela transmitida de gerações passadas para as atuais e que está perdendo e desaparecendo do cotidiano infantil, pois a influência da mídia faz com que a criança consuma brinquedos eletrônicos, não as permitindo entrar em contato com as brincadeiras tradicionais. Desta maneira torna-se necessário o resgate destes tesouros da infância de nossos pais e avós.
Transmitir estas