Reserva Técnica
Reserva Técnica é um espaço físico para atividades de guarda de acervos das instituições que obtêm bens culturais. E demanda não apenas um espaço físico próprio, mas também um próprio setor dentro da gestão da instituição.
Segundo Froner (2008), é importante considerar três aspectos sobre a segurança dos acervos. A segurança contra acidentes e furtos, controle ambiental e o armazenamento e acondicionamento do acervo.
Seguindo esses três aspectos, apresento o relatório da visita técnica feita nas reservas técnicas do Museu da Câmara dos Deputados.
MUSEU DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
O Museu da Câmara dos Deputados fica localizado no Congresso Nacional, suas atividades são bastante diferentes de um museu tradicional.
Seu acervo ainda está em seu uso primário e atualmente, eles não possuem um espaço expositivo próprio. O controle da obra em transito é feito pelo próprio museu com o “selo museu” o qual só o museu tem acesso. No momento que o objeto é emprestado a sua carga de responsabilidade passa a ser o responsável da sala ou do local.
Ele é oriundo de presentes dados aos presidentes da casa e via edital, nos quais os artistas que expõem na casa devem doar uma obra para o Museu.
Seu acervo bidimensional pode ser encontrado exposto em liderança de partidos, espaços públicos da casa e comissões.
O Museu da Câmara dos Deputados possui duas salas de reserva técnica localizadas no Congresso Nacional e outra reserva técnica localizada em um apartamento. As salas de reserva técnica não foram projetadas para serem reserva técnica. Existe um centro de restauração, mas esse não pertence ao museu e faz atividades para o arquivo, biblioteca e para o museu.
A preservação é enriquecida com a realização de catálogos produzidos e incentivados pela própria casa.
Acesso, na entrada do prédio existe a identificação de funcionários e visitantes. E apenas funcionários da equipe autorizados possuem as chaves das salas de RT.
Visitamos apenas duas das três salas de