Resumo Filme No
Rafael Portugal Pavanello
Trabalho Pesquisa de Mercado – Resumo Filme No
São Paulo / SP
2015
NO – Resumo do Filme
O Filme No se desenrola em 1988, quando, por pressão internacional, o governo Chileno, comandado por Augusto Pinochet convoca um plebiscito para ter aprovação da população de seu governo e, com isso, se legitimar no poder e ter aceitação internacional.
Neste plebiscito, 2 frentes disputarão os votos, o Sí (que mostra que o povo aceita e apoia o governo atual) e o No (onde o povo dirá que não concorda com o atual governo). E para este plebiscito, haverá uma campanha de propaganda política onde cada uma das propostas tem o tempo de 15 minutos diários na TV, por 27 dias. A história começa a se desenrolar com o convite feito ao protagonista do filme, o publicitário René Saavedra, para assumir a campanha do No, que visa destituir Pinochet do governo.
Num primeiro momento, a campanha do Sí aposta na mudança de imagem de Pinochet, o colocando mais perto do povo, onde ele faz discursos com roupa de civil na TV e, estes discursos, com propostas de democracia e liberdade, caso continuasse no poder. Já a campanha do No é apresentada com muitas cenas de violência e repressão sofrida pelo povo por força do governo atual, mostrando ainda o número de exilados, desaparecidos e mortos. René, que aceitou comandar esta campanha na Tv, assiste o que foi produzido e tenta convencer a todos que aquilo não irá vender e nem ganhar a campanha, onde os partidários do No explicam à ele que este plebiscito já está vencido pelo sim, e o principal objetivo é de abrir a mente e conscientizar a população chilena.
Depois disso, uma primeira pesquisa de intenção de votos é visualizada por René e sua equipe, onde a intenção de votos do Sí está maior que do No, mas a grande maioria da população está indecisa, população esta de pessoas acima de 60 anos de classe média e média baixa e jovens, que acreditam que a