Resenhas
MITO Nº 2 “BRASILEIRO NÃO SABE PORTUGUÊS / SÓ EM PORTUGUAL SE FALA BEM PORTUGUÊS”
ITAÚNA
2013
NOME DOS INTEGRANTES DO GRUPO
MITO Nº 2 “BRASILEIRO NÃO SABE PORTUGUÊS /
SÓ EM PORTUGUAL SE FALA BEM PORTUGUÊS”
ITAÚNA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4 MITO Nº 2 “BRASILEIRO NÃO SABE PORTUGUÊS / SÓ EM PORTUGUAL SE FALA BEM PORTUGUÊS” 5 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO
O preconceito faz parte, querendo ou não, da sociedade, onde a maioria das pessoas alimentam diversos estereótipos, por acomodação e alienação, por não pesquisar sobre e aceitar o que é dito como verdade, sem expressar a opinião. Um dos preconceitos, é o linguístico, que vamos trabalhar neste momento, é pouco discutido, porém muito importante, já que afeta todos os brasileiros.
O livro aborda as diversas variações da língua portuguesa que os brasileiros usam no cotidiano. Apesar do português culto ser a língua oficial do maior país da América Latina, no dia a dia percebemos e vivenciamos que ele é o menos usado.
A língua se transforma diante do desenvolvimento natural do mundo e consequentemente é regionalizada. Este é o ponto principal abordado no livro, já que o sistema brasileiro de ensino, não acompanha estas constantes modificações, e ensinando um português já fora de moda, onde não condiz com a realidade vivida.
MITO Nº 2 “BRASILEIRO NÃO SABE PORTUGUÊS / SÓ EM PORTUGUAL SE FALA BEM PORTUGUÊS”
A partir da leitura e analise do segundo mito do livro Preconceito Linguístico, observamos que a cultura brasileira reflete no cenário linguístico nacional.
Marcos Bagno aborda que o fato do