Resenha
1° período de Administração
Talita Rosa da Silva Santos
PERFIL DO ADMINISTRADOR: uM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS, PROFESSORES E EMPRESÁRIOS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
Arcos
2014
O artigo analisado tinha por objetivo diagnosticar o perfil do Administrador e, a partir disso, propor sugestões para promover ações que proporcionem maior sinergia entre faculdades, universidades e empresas. Trataram a respeito das habilidades e competências essenciais para a formação do Administrador, baseando-se na análise das convergências e divergências existentes entre a precepção de acadêmicos, professores e empresários da Grande Florianópolis. Dessa forma foi possível identificar as características necessárias para adequar esse profissional às expectativas das empresas e foi possível propor melhorias que contribuisse para uma possível adequação dos cursos de Administração às exigências atuais.
O propósito desta pesquisa foi o administrador e as organizações, o papel e o trabalho do administrador, as habilidades, competências e qualificação do administrador, competência e ensino da administração no Brasil, o perfil do administrador, os avanços tecnológicos e os efeitos na administração, o administrador e a sociedade do conhecimento.
Ao administrador na concepção de seu papel, é essencial algumas competências e habilidades. Para Robbins (2005, p. 34) habilidade é “a capacidade de um indivíduo para desempenhar as diversas tarefas de uma função” e Katz (1986) complementa que isso se “aprende fazendo”.
Para Katz (1955 apud MAXIMIANO, 2002) as três habilidades básicas para garantir uma Administração eficiente, são: a) habilidade técnica, caracterizada pelos conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das tarefas, sendo assim mais importante nos níveis administrativos mais baixos; b) habilidade humana, que