RESENHA
Acadêmica: Raissa Ferreira Moura dos Santos
Disciplina: Teoria da Região
Professora: Alcineia
3° ano de Geografia
COSTA, Wesley Borges. MOREIRA, Michelle Neris. REPENSANDO A REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA TEORIA DO MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL.
A partir da visão controvérsia e polissêmica de região, os autores discutem sobre o processo de regionalização brasileira, apontando as principais propostas de divisão regional, como a proposta do IBGE, que é utilizada até os dias atuais, a Geoeconômica, que utiliza critérios de divisão como aspectos econômicos e históricos. Mas o principal objetivo é a análise da divisão regional de Milton Santos: “ Os Quatro Brasis ”, pois ele acredita que o país é passível de induzir novas regionalizações, devido ao meio técnico que está em desenvolvimento.
Um breve histórico da regionalização brasileira
O território Brasileiro já passou por diversas divisões regionais sendo que a primeira proposta de regionalização foi realizada em 1913 e depois desta varias outras surgiram, tentando adaptar a divisão regional às características econômicas, culturais, físicas e sociais dos estados. A primeira proposta de regionalização do Brasil surgiu em 1913, por Delgado de Carvalho. Os critérios utilizados para esse processo foram os aspectos físicos como o clima, vegetação e relevo, ou seja ‘região natural’. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional,norte oriental, oriental, meridional central. No início da década de 1940, o IBGE propôs a primeira divisão do território nacional. A proposta era ocupar dados estatísticos relacionados a agrupamentos estáveis, que serviam as regiões. Essa proposta não foi aceita na época pelos estudiosos do assunto, porque considerava mais os critérios de localização do que as características econômicas, físicas e sociais das áreas que agrupava. Em 1968 uma nova divisão foi feita com base na organização da produção em função do