Resenha
CURSO DE DIREITO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFESSORA: MARIA JOSE DE CASTRO CORRÊA
ASSUNTO: DEFINIÇÃO DE RESENHA
ALUNOS:
DORENILCE AZEVEDO
LETICIA GOMES
ROSIANE FRAZAO
NOSSO COLEGA QUE NÃO SEI O NOME
Depois de termos praticado a pesquisa e leitura sobre a definição do que é uma resenha, encontrado conseqüentemente inúmeras definições. Formulamos então, uma definição própria do que entendemos que seja uma Resenha e citaremos também alguns conceitos particulares que encontramos ao longo de nossas pesquisas que com certeza estes, irão enriquecer nosso trabalho.
Podemos definir como sendo uma resenha ou recensão uma breve e clara análise de uma obra, um relato, um livro, um filme, discos, peças de teatro, jogo de futebol...
A resenha tem por finalidade fazer um exame, exprimir um julgamento, formar juízo. A resenha, portanto decompõe o conjunto da obra em suas partes, faz uma narração cuidada do elemento. Após proceder a uma investigação, o resenhista tomará sua posição no julgamento e avaliação da obra resenhada.
Lembramos que a senha é um texto breve mais nem por isso deve ser raso ou superficial, precipitado e sem responsabilidade sobre o tema da obra, com isso, devemos ser seletivo, pois não conseguiremos investigar todos os pontos e pormenores de uma, obra ao fazer a resenha , logo devemos preferir os aspectos mais notáveis da obra para análise, devemos investigar e analisar um dos pontos da obra resenhada, onde o autor defini seus principais argumentos, jamais da obra como um todo. Pois isso exigiria do resenhista um profundo conhecimento.
A obra que serve de partida para sua resenha, sempre deverá ser sempre citada, devemos retomá-la, pois não devemos esquecer a idéia central do autor da obra.
Por quanto podemos dizer que a resenha é um tipo de texto exigente na sua composição, forma e conteúdo descrito. A resenha deve conter partes de um todo de uma obra, com a clara apresentação da idéia central