Biologia
São hemaceas imaturas e possuem capacidade de carregar oxigenio, pois ja possuem hemoglobina.
Algumas vezes podemos nos deparar com hemogramas que apresentam eritroblastos, mas nao podemos soltar hemograma pelo aparelho sem olhar as lâminas, pode ser um grande erro, ainda mais porque o aparelho pode contar esses eritroblastos como leucócitos, falseando o resultado da contagem de leucócitos. Não é normal o aparecimento de eritroblastos no sangue periférico, salvo em hemogramas de recém-nascidos, que assim pode ser fisiológico. Em patologias como a anemia hemolítica ou em casos de hemorragias intensas também pode levar a ocorrência dessas células por exigir muito da medula.
Leucocitos.
Também conhecidos por glóbulos brancos, são um grupo de células diferenciadas a partir de células tronco pluripotenciais oriundas da medula óssea e presentes no sangue, linfa, órgãos linfóides e vários tecidos conjuntivos.
Granulócitos eosinófilos, geralmente chamados de eosinófilos, são células do sistema imune responsáveis pela ação contra parasitas multicelulares e certas infecções nos vertebrados. Junto com os mastócitos, também controlam mecanismos associados com a alergia e asma. Desenvolvem-se na medula óssea (hematopoiese) antes de migrar para o sangue periférico.
Célula Acinosa do Pâncreas.
Pâncreas endócrino: secreta hormônios que regulam os níveis de glicose sanguíneos
Pâncreas exócrino: suco pracreatico/produz enzimas que digerem o alimento
Células acinosas são células que compõem os ácinos, que são as unidades secretoras do pâncreas. Essas células são responsáveis pela produção de enzimas digestivas, as quais se acumulam na sua parte superior, no interior de bolsas membranosas produzidas no aparelho de Golgi, chamadas grãos de zimógeno. As enzimas presentes nos grãos de zimógeno são eliminadas do pâncreas para o interior do intestino delgado quando o alimento chega até ele e atuam na digestão de proteínas, lipídios e açúcares.
1: