Resenha
Departamento de Artes Visuais
Acadêmica: Laleska Karolina de Assunção
A descoberta da sensibilidade
O artigo escrito por Ivana M.N. Lopes, Victor H.G. Rodrigues, tem como título "
Despertando sensibilidade na formação de professores de artes" . Foi publicado no livro A formação do professor e o ensino das artes visuais, Santa Maria, Ed, UFSM,
2005.
O artigo de Ivana M.N. Lopes e Victor H.G. Rodrigues inicia abordando uma questão de suma importância, o fato dos alunos ingressarem no curso acreditando ter conhecimento e formação sobre a educação da sensibilidade. Também choca ao abordar pontos que fazem perceber o quanto as pessoas se tornaram peças manipuladas pelo tempo, fazendo-as perder toda uma prática de educação social.
Fica claro logo ao começo da leitura que o texto é explicativo sobre o fato de que tudo gira em torno da educação.
Tomando como exemplo, o texto cita crônicas de Machado de Assis, O discurso machadiano. Fala sobre os diferentes sujeitos que convivem em uma sociedade e o fato delas serem educadas para conviverem socialmente. O texto também cita uma frase de Teixeira coelho onde diz que os indivíduos são obrigados a tolerar ou a fingir que toleram coisas que podem ser inaceitáveis, chegando ao ponto de que a sociedade esta perdendo o contato humano, muitas vezes finge-se não ver e o resto torna-se automático e sem sentimento algum.
Aprofundando um pouco mais, aborda-se o convívio escolar, o como agir nas diferenças. Com uma linguagem simples o texto agora foca em outro ponto importante, a pouca humanização até mesmo nas escolas que pode prender e sufocar a imaginação da criança, o ensinar automático mata o talento e a originalidade tornando tudo um hábito. Pessoas refletem as experiências que viveram, isso se aplica até mesmo a gramatica que carregam.
O texto nos faz voltar ao ponto inicial, alunos de artes visuais que acreditam já serem educados na sensibilidade. Por origens desconhecidas se