resenha
CURSO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II
PERÍODO: 3º/2012
ALUNO: WAGNER MATOS CARDOSO
MATRÍCULA: 11211010277
DATA: 15/09/2012
RESENHA
1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1.1 Autor: IHERING, Rudolf von
1.2 Título: A Luta pelo Direito
1.3 Tradução João de Vasconcelos – São Paulo
1.4 Martin Claret, 2009 – (Coleção a obra-prima de cada autor; 47)
1.5 Título original: Der Kampf ums Recht.
1.6 “Texto integral” – ISBN 978 – 85-7232-781-7
2. APRESENTAÇÃO DO AUTOR
Rudolf Von Ihering foi jurista e romancista, nascido em Aurich, no ano de 1818. Lecionou em diversas universidades, como a da Basiléia, Suiça e Viena, dando privilegiada atenção para o Direito Romano. Faleceu em 1892, deixando valiosas contribuições com suas obras que pregavam a defesa do direito através da união dos indivíduos, que deveriam lutar verdadeiramente pelo mesmo, de modo a resguardar a sua própria honra.
3. SÍNTESE DA OBRA
Na primavera do ano de 1872 fiz na Sociedade Jurídica de Viena uma conferência que no verão do mesmo ano publiquei consideravelmente desenvolvida e dirigida ao grande público sob o título: A LUTA PELO DIREITO.
Porque tive menos em vista generalizar o conhecimento científico do direito que despertar nos espíritos esta disposição moral que deve constituir a força suprema do direito: a manifestação corajosa e firme do sentimento jurídico.
4. INTRODUÇÃO:
A simbologia do direito, representada pela Deusa Têmis é retomada na obra. Rudolf von Ihering diz que a balança e a espada usadas pela Deusa representam, quando utilizadas com a mesma habilidade, o verdadeiro estado de direito. A espada significa o poder de coerção, já a balança o equilíbrio.
5. CONHECIMENTO GERAL DA OBRA
O autor versa sobre a paz que é o fim que o direito tem em vista, a luta é o meio de que se serve para o conseguir. Por muito tempo, pois que o direito ainda esteja ameaçado pelos