Titulos
•
•
•
Primeiro contato do avaliador com a redação do vestibular, o título deve ser construído com estratégia para conquistar atenção.
Simplicidade e conhecimento da norma culta da língua são essenciais para impressionar.
Ele deve ser pensado para refletir a essência do texto, não apenas escrito como algo sem importância. O título deve ser a mais completa expressão de um texto. Precisa ser capaz de sintetizar a ideia essencial do que se escreveu sem ser trivial.
•
•
1 – Última peça do quebra-cabeça
O título é sempre a última parte que se escreve num texto, afinal ele sintetiza a ideia principal. Como, normalmente, a redação passa por alterações durante a escrita, vale a pena deixar para o final o “batismo” da obra. Porém, isso não significa que não se possa começar a escrever o texto com um título prévio.
2 – Seja simples
Não adianta querer mostrar, ou tentar mostrar, erudição ao escrever. O ideal é ser simples, o que não implica ser simplório. Além de correr o risco de deixar o leitor cansado, você pode se perder com as palavras e o título ficar pouco significativo.
•
•
3- Brinque com o título
Não faça da formalidade necessária à redação um bicho de sete-cabeças.
Expressões
coloquiais podem ser empregadas, desde que haja relação com o texto. Nada impede o uso de título figurativo e com expressão.
4 – Verbo é item opcional
Dúvida comum, principalmente para quem está acostumado a ler as manchetes de jornal, é o uso de verbo em títulos. Segundo os especialistas, apesar de dar sentido de ação, não há regra para o uso de verbos nas redações do vestibular.
1.
2.
É obrigatório colocar um título em uma redação?
O título só é obrigatório se houver algum comando, na proposta de redação, solicitando-o. Sua ausência não é penalizada.
Qual a função do título?
3.
O título tem a função de chamar a atenção do leitor para a leitura da redação.
Antes de começar a