Resenha
Psicologia Social - Wilson Luconi.
Texto:
O Social
O social envolve o conjunto de pessoas, o que existe entre os individuos, os acontecimentos e de práticas que atravessam uma formção histórica num dado momento.
O social não é meramente um campo de aplicação da psicologia moderna e sim aquilo que torna possível a própria constituição deste campo de conhecimento. Sendo assim, a psicologiaé que deve inicialmente ser explicada pelo social e não contrário, ou seja, o social ser explicado pela psicologia .
A Psicologia Social, é o estudo das manifestações comportamentais originadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação. Ela também pode ser definida como o condicionamento que os processos mentais impõe à vida social do homem, ao mesmo tempo que as diversas formas da convivência social influem na manifestação concreta dos mesmos.
Fenômeno Social : Temos como exemplo de um fenômeno social o suícidio, Que vemos? De um lado é um ato da vontade humana e, por conseguinte ligada ao ser psíquico, de outro, o resultado de um processo físico constituído pela lesão que ocasionou a morte.
É o suícidio um fenômeno constante, cujo repetição pode ser prevista, ou é ao contrário meramente casual? Ao investigarmos este fenômeno, veremos que em sociedades de igual nível de desenvolvimento, a percentagem anual de suícidios é a mesma que o fenômeno, em geral é regular .
- O suícidio é, portanto um fenômeno constante, obedecendo a leis, que permitem a sua previsão, tem relações normais com outros fenômenos sociais e é provocado por estes