A classificação da contabilidade dentre os ramos do conhecimento humano
Ciências Contábeis – I Período/tarde
Síntese do texto:
A classificação da contabilidade dentre os ramos do conhecimento humano.
A classificação da contabilidade dentre os ramos do conhecimento humano.
A natureza da disciplina contábil ainda levanta bastantes embates. Se ela é, uma técnica, uma arte ou uma ciência. Essa discussão está cada vez mais relevante, pois a padronização das normas e procedimentos contábeis é uma grande pilastra para as relações político-econômica internacional. Não é atual a importância de buscarem a natureza do conhecimento contábil. Com o avanço nos meios de informação, hoje, está acirrada a busca pela “verdade” da mesma. Sabe-se que a contabilidade sempre esteve ligada, diretamente as transformações sociais. Comprova-se este fato quando se analisa a evolução contábil, decorrente a historia principalmente nas relações entre países. Quando se fala em questões contábeis, a unanimidade nunca existiu. Mas os diferentes ideais levaram transformações às escolas contábeis.
No inicio quando se começou a mexer com contas não se tinha preocupações com doutrinas, o estudo das contas estava centrado para as formas de registros de dados. Diz-se, contabilidade com uma arte essa relação de saber mexer com contas e por em prática, sem qualquer preocupação sistemática doutrinadora da contabilidade. Se for levar a fundo, haverá uma controvérsia quanto ao puro significado, pois a arte representa a manifestação das emoções do homem, exprime a beleza criadora. A contabilidade é ligada diretamente a elementos lógicos e racionais, assim não se manifestam atração do espírito criador do belo.
Tendo em vista a necessidade do homem, buscou-se padronizar formas para executar tarefas. Esse processo ordenado denomina-se técnica. Colocando em prática a contabilidade como uma técnica, percebem-se que a mesma possui da técnica, características interna. A atitude contábil, puramente necessita de atitude e atividades