atividade complementar
Ribeiro (2009) conceitua a contabilidade:
“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientações, de controle e de registro relativas à administração econômica.” – Conceito oficial formulado no Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilista, realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 27 de agosto de 1924.
“A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.” – Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade – estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Ipecafi).
“A Contabilidade, na sua condição de ciência social, cujo, objeto é o Patrimônio, busca, por meio da apreensão, da quantificação, da classificação, do registro, da eventual sumarização, da demonstração, da análise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da Entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos físicos, quanto monetários.” – NBC –T-1 aprovada pela Resolução CFC nº 785, de 28 de julho de 1995.
Objeto da contabilidade
O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades econômico-administrativas.
Objetivo (finalidade) da contabilidade O objetivo da contabilidade é o estudo e o controle do patrimônio e de suas variações visando ao fornecimento de informações que sejam úteis para a tomada de decisões econômica. Dentre as informações destacam-se aquelas de natureza econômica e financeira. As de natureza econômica compreendem, principalmente, os fluxos de receitas e de despesas, que geram lucros ou prejuízos, e são responsáveis pelas variações no patrimônio líquido. As de natureza financeira abrangem principalmente os fluxos de caixa e do capital de giro.
Patrimônio
Definição: conjunto dos elementos necessários à existência