Resenha
Finalidade: Tem como objetivo treinar os estudantes no domínio do assunto abordado e como forma de iniciação à pesquisa mais ampla.
Estrutura: A dissertação pode aparecer de forma narrativa, algumas vezes com descrições e até mesmo comparações.
A estrutura da dissertação se dá em tres pontos: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
A dissertação pode ser de dois tipos: Expositiva e Argumentativa
Introdução - deve ser breve e anuncia ao leitor o que será desenvolvido no texto.
Desenvolvimento - representa o corpo do texto; aqui serão desenvolvidas as idéias propostas na introdução; é o momento em que se defende o ponto-de-vista acerca do tema proposto.
Conclusão - serve para finalizar o que foi exposto; deve ser breve e não pode conter nenhuma ideia nova e nenhum exemplo; trata-se de um resumo dissertativo como um todo.
Expositiva: apresenta uma idéia, uma doutrina e expõe o que ele ou outros pensam sobre o tema ou assunto. Geralmente faz a amplificação da idéia central, demonstrando sua natureza, antecedentes, causas próximas ou remotas, conseqüências ou exemplos.
Argumentativa: o autor quer provar a veracidade ou falsidade de idéias; pretende convencer o leitor ou ouvinte, dirige-se à sua inteligência através de argumentos, de provas evidentes, de testemunhas.
Dissertação pode vir a ser objetiva, o tratamento dado ao texto é impessoal, com argumentação lógica, partindo de elementos gerais e indo para os particulares.
Na dissertação subjetiva, o autor dirige-se não só à inteligência, mas também, de modo pessoal, aos sentimentos de quem ele pretende convencer. Além da emoção, às vezes há ironia, sarcasmo, ridículo.