Relatorio
5.1 POPULAÇÃO
5.1.1 Considerações sobre a demografia brasileira............................................................2
CONSUMO DE ALIMENTOS
Justificativa
O capitulo estudado busca entender o consumo mundial de alimentos dando ênfase ao Brasil e buscando parâmetros nos Estados Unidos.
Objetivo
O presente trabalho busca permitir a compreensão do crescimento populacional, a expansão da renda, os bens e serviços gerados no agronegócio, a evolução do consumo ao longo do tempo, as tendências para o futuro e os principais aspectos referentes ao consumo no mundo e no Brasil.
POPULAÇÃO
O fator de maior importância no consumo de alimentos é sem duvidas a população, pois sem esta, não haveria razão para a existência da economia, das atividades agropecuárias e do agronegócio. Quando a quantidade de consumidores é maior, a demanda por bens e serviços também será maior.
Considerações sobre a demografia brasileira
Atualmente o nosso contingente populacional está ao redor de 188 milhões de habitantes, de cada grupo de cinco habitantes, pelo menos quatro vivem no meio urbano. ( de acordo com a tabela 5.1).
Mesmo com a população brasileira crescendo com taxas decrescentes (3% a.a. em 1960 e 2,4% a.a. em 1970 e 1,2% em 2000), essas taxas ainda são consideradas altas, já que a cada ano, adiciona-se um contingente de cerca de 2,3 milhões de habitantes.
Acredita-se que a educação da população seja o melhor controle de natalidade, porém esse é um assunto que não tem recebido muita atenção, isso se deve pelo fato de que o Brasil ainda não seja uma nação completamente desenvolvida. O crescimento da população urbana tem aumentado cerca de 5 a 7% a.a., isso se deve pelo fato da rapidez no ritmo do processo migratório rural-urbano. Em relação a densidade demográfica é superior a 19 pessoas por quilômetros quadrado, sendo 3 habitantes na região Norte a mais de 320 pessoas no Estado do Rio de Janeiro. Cerca de 60% da população esta concentrada na região Sul e