resenha
Este livro conta a história de um menino de cinco anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e numerosa. Zezé tinha muitos irmãos, a sua mãe trabalhava numa fábrica, o pai estava desempregado, e como tal passavam por muitas dificuldades, pelo que eram as irmãs mais velhas que tomavam conta dos mais novos; por sua vez, Zezé tomava conta do seu irmãozinho mais novo, Luís. Ao mudar-se para uma nova casa encontrou no quintal um pé de laranja lima, tão logo o adotou dizendo ser dono da franzina árvore.
Os livros de 190 paginam é dividido em duas partes com a primeira parte dividida em 5 capítulos e a segunda parte dividida em 9 capítulos, com cada capitulo dividido em mais ou menos 10 paginas. Com o pequeno Zezé contando a sua historia de como encontrou o pé de laranja lima, e suas dificuldades que ele passou. Essa é a história de um menino chamado Zezé, com seis anos, pobre, extremamente inteligente, sensível e carente. Não encontrando na família e nas pessoas a ternura e o afeto de que necessita, Zezé entrega o seu amor às pequenas coisas, mas em especial a Minguinho, o seu pé de Laranja Lima, que se torna o seu grande confessor, amigo e companheiro de brincadeiras. Com Minguinho, Zezé protege-se do mundo real com uma barreira feita de brincadeiras, canções e da doce ilusão da inocência.
Numa tentativa de despertar as pessoas que o rodeiam para a sua presença, ele sai para a rua fazendo asneiras e pregando partidas, o que tem como consequência as enormes e tradicionais “surras” de que infelizmente é alvo. Zezé vive uma vida triste e pobre, onde consegue encontra a sua luz e felicidade através do seu enorme coração e capacidade para amar e perdoar. Mas este Mundo está prestes a mudar. Zezé acaba