REsenha
Nome:
Turno: 2° Semestre
Disciplina: Projeto integralizador II
PROJETO
INTEGRALIZADOR II
Brasília, 07 de Junho de 2014.
Texto dissertativo apresentando o trabalho desenvolvido
Apesar de a sociedade brasileira ser constituída por diversos grupos étnico-raciais, nossa história é marcada por desigualdades e discriminações, principalmente contra os negros, impedindo o pleno desenvolvimento do país. Grande parte deste processo discriminatório se dá pelo desconhecimento e distorção da importância da cultura africana no Brasil.
Diversos autores comentam sobre esse assunto e há um leque de possibilidades onde podemos aplicar cada assunto desse relacionado a preconceito ou outro tipo de discriminação. Seguindo a linha de raciocínio palavras de Clóvis Moura (1988) mostram em outras palavras que para garantir a marginalização e exploração da população negra que antes era garantida pela violência explícita da escravidão, construiu-se uma série de procedimentos cuja função era garantir à perda da identidade da população negra e sua consequente submissão à ordem e o progresso da sociedade burguesa brasileira à moda europeia. O autor deixa bem claro o seu ponto de vista mostrando que sem referência indenitária, perde-se a memória e com ela a consciência sobre a escravidão e de todos os determinantes de classe, raça e gênero da desigualdade da pessoa negra. Clóvis mostra o quanto era difícil para o negro antigamente lutar por seus direitos, pois tudo era feito para que os mesmos ficassem como servos da sociedade burguesa.
Passando para o lado da educação Mário Theodoro (2008) fala que o currículo, o livro didático, as práticas pedagógicas, dentre outros, têm sido instrumentos algozes da condição negra na educação reforçando o padrão eurocêntrico de civilização em detrimento de qualquer outra