Resenha
Assim, biografias, temas históricos, perfis, memórias e relatos de grandes acontecimentos podem se transformar em livros-reportagem.
O jornalista Eduardo Belo fala da profissão, dos cuidados necessários para escrever um livro e fornece dicas valiosas de planejamento da empreitada.
O autor mostra, ainda, de forma clara e abrangente, como o livro-reportagem avança as fronteiras do jornalismo diário e faz um mergulho profundo nos fatos, nas personagens e nas situações, que podem --e, muitas vezes, devem-- ter abordagens diferentes, originais, criativas, menos urgentes e mais aprofundadas. Moral e Ética: Definições e distinções
Moral e ética são conceitos diferentes e ao mesmo tempo parecidos. A moral diz: são regras de comportamento para indivíduos, já a ética: pensar sobre os principais motivos que constituem a vida moral.
Em sua origem, ética e moral tinham significado quase idêntico, ou seja, o de caráter, costume, maneira de ser, sendo que o primeiro termo é derivado do grego ethos, enquanto o segundo é originário do latim moralis. Deontologia, derivado do grego deontos, significa o que deve ser, isto é, a cristalização provisória do mundo moral, validado pela reflexão ética, em normas sociais concretas, em princípios formais e, em alguns casos, em normas jurídicas. A normatização deontológicaa de regras e condutas morais reflete, portanto, a sistematização social daquilo que existe na esfera e é objeto da reflexão ética.
A ética procura definir, antes de mais nada, a figura do agente ético e de suas ações e o conjunto de noções ou valores que balizam o campo de uma ação que se considere ética. Já a moral caminhou durante os anos em direção mais específica ao ser vinculada ao conjunto de valores que norteia uma sociedade ou