Resenha
Como liberdade de expressão não se brinca
O hábito de consumir das crianças esta diretamente ligada ao habito de consumir dos adultos que a cercam , essa mecânica é inerente ao nosso sistema econômico , as empresas produzem para ser vendidos e o que ganham geram empregos e rendas .
A lei nº 5921 2001 que fala em proibir radicalmente toda publicidade de produtos infantis . As crianças seram impedidas de ver anúncios e comercias , automaticamente não teram liberdade de expressão em comprar seus brinquedos , roupas , sapatos etc..
O fato é que se essa anti lei virar realidade , ela sera mais uma naquelas filas imensas de tantas outras que pelo radicalismo , ficam na especulação se vai pegar ou não , por que ela agride na cara dura o direito de expressão comercial .
http://ww.youtube.com/watch?v=Mk6pCWBEbDw&feature=related
A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso para muitos é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; elas reconhecem as marcas de todos os produtos . Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Se essa lei virar verdade nos anos de hoje vai causar o maior choque na socidade , os pedidos de consumo infantil sera que vão continuar sendo atendindos e como sera uma propaganda mesmo sem ter apelos para as crianças mais com falta delas .
Nosso papel como publicitários é sim vender o nosso produto mais ter delicadeza e sultileza em como vamos persuadir um universo infantil com valor ético e responsabilidade na quilo produzido , para de certa forma venha sim manipular o consumidor final , mas de forma saudável .
Acelerar o desenvolvimento de uma criança é crime ,