Resenha
Departamento de História
Resenha do artigo “Getúlio e a seca: políticas emergenciais na era Vargas.”.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Departamento de História
Curso: História Semestre: VII
Disciplina: História do Brasil IV
Docente: José Dias
Discente: Regina Pereira Santos
Resenha: “Getúlio e a seca: políticas emergenciais na era Vargas.”
Frederico de Castro Neves.
Universidade Federal do Ceará.
A era Vargas que compreende um período que vai de 1930 a 1945, enfrentou duas grande secas, o artigo analisado para a resenha, descreve esse período como sendo um momento em que situações que marcam eventos de fenômenos naturais, como a época de grandes secas e que vão assumir o caráter moderno de fenômenos sociais inseridos nas redes de relações sociais e políticas.
As perspectivas de análise do autor parte do princípio em que as políticas do governo de Vargas, tentavam um equilíbrio de forma ambígua buscando alcançar uma plena estabilidade dentro do contexto histórico nacional e internacional, de acordo aos pactos estabelecidos com as Oligarquias locais.
O artigo resenhado foi desenvolvido por Frederico de Castro Neves, o mesmo é professor associado da Universidade Federal do Ceará vinculado ao departamento de história social na Universidade Federal fluminense, e pós-doutor pela Universidade Estadual de Campinas. Atua nos cursos de graduação, mestrado e doutorado; tem experiência na área de história, com temas como secas, migrações, revoltas camponesas, movimentos sociais e conflitos social. O referente artigo foi publicado na Revista Brasileira de História, São Paulo, Vol. 21, nº 40, p. 107-131, 2001.
O artigo a ser resenhado compreende em subtítulos, no total de três, que descreve de forma clara e objetiva as políticas de emergências contra as secas do semiárido do norte do país, o combate aos saques de retirantes