HERNÁNDEZ. R. et al. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013
METODOLOGIA DE PESQUISA QUANTITATIVA – 3º PERÍODO MATUTINO
Fichamento apresentado à disciplina de Metodologia de Pesquisa Quantitativa – Prof. Nádia Guterres Rezende - Faculdade Pitágoras São Luís
São Luís-MA
2013
HERNÁNDEZ. R. et al. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013
“O enfoque qualitativo busca principalmente a ‘dispersão ou expansão’ dos dados e da informação, enquanto o enfoque quantitativo pretende intencionalmente ‘delimitar’ a informação (medir com precisão as variáveis do estudo, ter ‘foco’).”
“Da mesma forma como um estudo quantitativo se baseia em outros estudos anteriores, o qualitativo se baseia primordialmente em si mesmo. O primeiro é utilizado para consolidar as crenças (formuladas de uma maneira lógica em uma teoria ou um esquema teórico) e estabelecer com exatidão padrões de comportamento em uma população; e o segundo, para construir crenças próprias sobre o fenômeno estudado, como no caso de um grupo de pessoas únicas.”
“Em ambos os processos, as técnicas de coleta dos dados podem ser múltiplas. Por exemplo, na pesquisa quantitativa: questionários fechados, testes padronizados, sistemas de medições fisiológicas, etc. Nos estudos qualitativos: entrevistas profundas testes projetivos, questionários abertos, sessões de grupo, biografias, revisão de arquivos, observação, entre outros.’ ”
“A pesquisa quantitativa nos oferece a oportunidade de gerenciar os resultados mais amplamente, ela nos permite ter o controle sobre os fenômenos, assim como um ponto de vista de contagem e suas magnitudes. Também nos proporciona uma grande possibilidade de réplica e um enfoque sobre pontos específicos desses fenômenos. Além de facilitar a comparação entre estudos similares. Já que pesquisa qualitativa proporciona profundidade aos dados, dispersão, riqueza interpretativa, contextualização do ambiente ou entorno, detalhes e experiências únicas. ”
“No passado tanto o enfoque