Resenha
RESENHA
AS FORMAS DO CONHECIMENTO
JANEIRO/2014
GARCIA, Ana Maria. A Experiência do Conhecimento. In: HUHNE, Leda Miranda (org.). Metodologia Científica: Caderno de Textos e Técnicas. 7ed. Rio de Janeiro (RJ): Agir, 36 a 41 p. 2003.
O texto relata sobre o conhecimento, sobre as várias maneiras de se construir e o uso do conhecimento. A autora esclarece inicialmente que para haver uma relação entre um sujeito e um objeto, é necessário todo um trabalho de elaboração mental que constrói o conhecimento e que consequentemente, pode ser facilmente repetido e analisado. O fazer conhecimento segundo a autora, é um processo, que construído, inventado, dentro das possibilidades de seu determinante espaço-histórico-cultural, dessa forma possui diferentes maneiras.
O conhecimento pode ser utilizado em um trabalho técnico. A técnica é muito importante, pois facilita a atuação e a relação do homem com a realidade. Chegamos a um ponto em que a técnica domina nossa vida, e passa a ser uma necessidade de alienação do humano. Portanto, o profissional técnico necessita de uma preparação especial. A nível profissional precisamos trabalhar nossas cabeças, em várias possibilidades, há um vínculo entre o ensino e o aprendizado técnicos com a reflexão sobre as questões humanas. As orientações tecnológicas provocam uma destruição do humano em função do sistema de poder que ela alimenta. Os homens podem perder o verdadeiro sentido do conhecimento, pois se ocupam na tarefa do uso do conhecimento.
Com as facilidades tecnológicas, os homens criam a ilusão de que a ciência e a tecnologia podem tudo. A ciência para muitos, é tida como um mito, despojada de toda racionalidade. Hoje ela se nega como especulação e se articula como ação. A técnica não é a única forma de avaliação, para a autora é necessário conscientização da necessidade de posicionar-se diante do conhecimento. Posicionar-se diante do conhecimento