Resenha
Como nos outros contos da autora, são apresentados temas do cotidiano, cenas corriqueiras, porém que representam o mais interior das personagens. A narrativa protagonizada, partindo de um tema comum, traz a tona outro lado do ser humano, um lado mais recôndito, deixado muitas vezes em mais profundo segredo. Porém, “como narrativa de impacto, este “Venha ver o pôr do sol” (1958), é, a nosso ver, o mais impressionante dos escritos até hoje por L.F.T.” (COELHO, 1971, p. 89). Ainda nas palavras Faria (2009),
A temática do conto assemelha-se à de outros: o jogo alternativo entre amor e morte, sugerindo que o primeiro possa ser completado pela existência do último. É uma narrativa realizada sob o impacto de forte tensão, intensificada por diálogos inteligentes, precisos, vívidos. (FARIA, 2009 p. 02)
Nas tramas desenvolvidas por Telles em seus contos é latente a ocorrência da morte. Em alguns deles o clima mórbido é mais acentuado, como se a intenção da autora fosse, além do suspense e da tensão, oferecer uma atmosfera de morbidez aos textos, ressaltando a profundidade da alma humana e intensificando o caráter trágico da vida. O tratamento dado à morte assume um caráter de dualidade: por vezes é intensificado e supervalorizado e, por outras, imprime-se-lhe um tom de obviedade, chegando à banalização. (FARIA, 2009, p.02)
Ao mencionar que a narrativa é