fichamento
Conteúdo
Referência
DUPAS, Gilberto. Ética e Poder na Sociedade da Informação. São Paulo: Editora UNESP. 2000. 145 p.
Palavras-chave
Tecnologia. Capitalismo. Sociedade.
Síntese
Discussão onde são abordadas as questões envolvendo o crescimento do polo capitalista em todo o mundo, suas causas e consequências. O papel da sociedade em discutir sobre o futuro do desenvolvimento tecnológico e a segregação proveniente do mesmo. O ponto ético entre o domínio da informação e como ele estimula e influencia o progresso da humanidade.
CAPITALISMO GLOBAL E O MITO DO PROGRESSO
O início da obra apresenta uma visão sobre a evolução da sociedade através dos tempos, passando pelos períodos que envolvem a revolução industrial e a chegada dos grandes métodos tecnológicos de interação, culminando naquilo em que a obra classifica como “sociedade pós-moderna”, onde “no cotidiano da pós-modernidade, a máquina é substituída pela informação e o contato entre pessoas passa a ser mediado pela tela eletrônica”. (p 13).
“a tecnologia acabou se transformando basicamente em expressão de competição global, objetivando ampliar a participação nos mercados e a acumulação para, por sua vez, permitir novos investimentos em tecnologia e realimentar o ciclo de acumulação”. (p 23).
O ATUAL CICLO DE ACUMULAÇÃO E SUAS CONTRADIÇÕES
“Numa leitura marxista, tudo está contido na clássica fórmula DMD’. O capital-dinheiro (D), garantindo liquidez, flexibilidade e liberdade de escolha, investe numa determinada combinação de insumos que se transforma em uma mercadoria (M) visando ao lucro; isso significa uma temporária rigidez e estreitamento de opções; D’ representa a ampliação da liquidez com a incorporação do lucro ao capital-dinheiro. Em síntese, a preferência capitalista é pela liquidez”. (p 27).
“o capitalismo atual é alimentado pela força de suas contradições. De um lado, a enorme escala de investimentos necessários à liderança tecnológica de produtos e processos [...] continuará