Resenha
Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Trabalho sobre um capitulo do Livro Carnaval,Malandros e Heróis .
“Sabe com quem esta falando?Um ensaio sobre a distinção entre individuo e pessoa no Brasil.”
Nome: Edwayne Ferreira dos Santos
Professor: Pedro Leite
Ao analisar a expressão "você sabe com quem está falando", Roberto Damatta,relata uma quebra entre as diferentes posições da sociedade, uma contrariedade à igualdade de direitos que, pelas situações em que é utilizada, demonstra a existência e a aceitação de uma estrutura hierárquica na sociedade brasileira.
Como ele mesmo cita em seu texto "é o reflexo ritualizado de uma separação social que contradiz as principais características do povo brasileiro, é a negação do jeitinho, da cordialidade e da malandragem, traços tomados para definir o nosso modo de ser".
Não deixa de ser curioso que o ser vivo mais consciente da própria morte, o animal mais certo de que sua única certeza é um limite final e definitivo ,a morte,seja o bicho que mais inventa e questiona limites. Os seus limites e os dos outros. Mais os dos outros que os seus.
A reflexão sobre os limites, sobre o que é suficiente ou bastante para cada um de nós, é o resultado de mais igualdade, liberdade, oportunidade, poder de consumo e daquilo que se chama de “modernidade”: de mercado e competição eleitoral e de democracia. Da operação consistente de um sistema que tem no centro o indivíduo-cidadão livre e igual perante a lei. Todas as sociedades que passaram por uma aguda transformação no sentido de maior igualdade, acoplada a uma consciência mais aguda de liberdade, vivem um aparente paradoxo. Como usufruir a liberdade e a igualdade sem ofender os outros e, mais que isso, sem levar o sistema a uma anarquia e a um caos no qual alguns podem fazer tudo, o outro não existe e como consequência quem ocupa cargos importantes sobretudo no governo e do Estado acaba virando um mandão,de modo que,