Resenha: O que é Psicologia Social
Silvia T. Maurer Lane formou-se em filosofia na USP em 1956. De 1956 a 1960 trabalhou no Centro Regional de Pesquisas Educacionais. Começou a lecionar na PUC-SP em 1960. Desde então dedica-se a estudos e pesquisas no campo da Psicologia Social, em um esforço permanente de revisão critica e aperfeiçoamento metodológico. Acredita que só assim a Psicologia Social poderá consolidar-se como ciência e contribuir para a construção de uma sociedade melhor.
Esse livro “O que é Psicologia Social”, faz uma introdução sobre Psicologia e Psicologia Social, ou melhor, uma comparação entre os dois. Faz uma explicação de como nos tornamos sociais, a partir dos outros, da identidade social e da consciência de si. E é com a linguagem que aprendemos a viver nesse mundo que nós cerca. Relata de como se dá a historia entre família e escola, tem como tópico também o trabalho e a classe social, o individuo na comunidade, e a Psicologia Social no Brasil.
A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento do individuo, principalmente do ser humano, comportamento é considerado toda e qualquer ação, comportamentos que envolvem experiências, conhecimentos, pensamentos e ações intencionais. Sendo assim a Psicologia Social estudará o comportamento social do individuo. A psicologia se fundamenta no comportamento individual do indivíduo, já a Psicologia social estuda o comportamento dos indivíduos no meio social que ele é influenciado, esse meio é antes ou até mesmo depois do nosso nascimento, consideram também as nossas condições históricas, a nossas origens. Pois é a partir do meio social em que vivemos que aprendemos o certo ou errado. As leis da Psicologia dizem que se aprende quando reforçado, mas é a historia do grupo ao que o individuo pertence que dirá o que é reforçado ou o que é punitivo.
A Psicologia Social estuda a relação essencial entre individuo e sociedade. A sociedade anda em constante