Resenha do livro o qué psicologia social ? - Silvia Lane
Primeiramente procura tratar a influencia histórica social do individuo, no que seu comportamento é influenciado socialmente e as relações que são estabelecidas dentro dessa sociedade. Toda pessoa, a partir do momento que vem ao mundo, precisa do outro, mas cada um possui seu papel que é reconhecido pelo restante, existindo regras rígidas e normas que definem essa relação. Um exemplo é papel entre pai que se relaciona com seu filho, é normal, mas se haver alterações nesses papéis estimula uma reação social de reprovamento.
Nesse convívio grupal onde é definida a identidade social através das relações que se estabelece, definindo gostos, habilidades e preferencias. A forma como a pessoa se relaciona e os resultados que obtém de suas atitudes constroem uma imagem singular de si própria.
Em seguida Silvia Lane fala sobre como esses papéis e representações são fixadas na sociedade mediante a linguagem, a qual tem um discurso promotor de ideologias. Essas ideologias são mantidas pelas principais instituições sociais, como, por exemplo a família e a escola.
Na família é onde se aprende a primeira estrutura social com suas leis, regras e hierarquia. Aonde se ouve por exemplo “menino não chora” ou “menina brinca de boneca”, criando desda infância papeis, para meninos e meninas, que ao longo do tempo vão se aprimorando, e os quais vão representar na sociedade. Na escola, por sua vez, também é como uma família, com princípios, objetivos, conteúdos, direitos e deveres, um espaço que deveria ser