Resenha informatica livro "o que é psicologia social" - silvia lane
A autora apresenta “O que é Psicologia Social” com uma linguagem de fácil compreensão, utilizando de charges, tornando – a dinâmica, enfatizando os principais conceitos do que seja a Psicologia social. Lane discorre sobre alguns temas, dos quais, como nos tornamos sociais, como apreendemos o mundo que nos cerca, a história via família e escola, trabalho e classe social, o individuo na comunidade e a psicologia social no Brasil.
O texto a ser apresentado se constitui pela introdução junto a mais seis temas de fácil compreensão, explicando sobre o que vem a ser Psicologia Social. Os três primeiros assuntos são divididos em subtemas e esses são apresentados em forma de capítulos. Os capítulos são: Como nos tornamos sociais, com três subtítulos: Os outros; a identidade social e a consciência de si. O segundo capítulo chama – se Como apreendemos o mundo que nos cerca, enfatizando sobre a linguagem. O terceiro capítulo refere – se à História via família e escola, subdividido em família e escola. O quarto capítulo é sobre Trabalho e Classe Social. O capítulo cinco discorre sobre o tema O individuo na comunidade; e o capítulo seis sobre a Psicologia Social no Brasil. Esses últimos quatro capítulos não contêm divisões, sendo apresentado de forma corrida. O livro tem um total de 87 páginas.
Em um primeiro momento a autora define o que é psicologia, sendo a mesma, um estudo do comportamento dos indivíduos e enquanto psicologia social estuda o comportamento do individuo nas suas relações sociais. Porém, a autora traz uma questão importante: Quando o comportamento se torna social? Sendo assim, cada organismo tem suas características específicas, que se dá através do ambiente em que se encontra que proporciona essa diferenciação de cada um. Essas influências que o indivíduo tem do meio, se dá a partir da aquisição da