Resenha: O que é economia. SINGER, Paul.
Em sua obra, Paul Singer trata de toda a economia em si, desde o significado do termo até a contextualização da palavra na história. O autor aborda os vários significados do termo "economia": não só o sentido de economizar, mas também a ampla gama de atividades que compõem a “economia” de um país, além da própria ciência que sistematiza o conhecimento sobre o tema.
Inicia mencionando três significados para a palavra economia. O primeiro é a qualidade na questão do bom senso de uso de valores ou recursos, ou seja, é a pessoa que é econômica, quando não esbanja dinheiro e tem noção de quanto pode gastar e pagar para um determinado bem. O segundo significado é, conforme Singer (pág. 09, 1989), a característica comum de uma ampla gama de atividades que compõem a economia do país, ou seja, como andam as vendas, como estão obtendo os devidos lucros ou até mesmo como está o ambiente externo de uma determinada empresa. O terceiro significado é de que a economia está atrelada diretamente com o segundo conceito, é a ciência que tem por finalidade a atividade da segunda definição. É a análise do ambiente, como fazer a empresa obter lucros, entre outros.
No segundo capítulo, a economia como atividade: aqui entram temas como marxismo (social), marginalismo (individual), no qual o autor explica como funciona a economia enquanto a divisão social do trabalho.
A primeira a ser citada é a dos marxistas, que veem a atividade social como algo coletivo. A economia é praticada sob uma divisão social de trabalho. Várias pessoas são encarregadas e trabalham em grupo para produzirem um produto que circula no mercado. No entanto para os marginalistas, a atividade econômica é algo individual, pois segundo o autor, por mais que exista um trabalho em conjunto, os marginalistas levam em consideração do fato de que cada pessoa do grupo leva em conta seus interesses pessoais e não os interesses do grupo em geral. Cada pessoa do grupo exerce tal