O que é economia
Rodolfo Roos
RESUMO DO LIVRO O QUE É ECONOMIA
Pinhalzinho – SC, Dez. 2011
RODOLFO ROOS
RESUMO DO LIVRO O QUE É ECONOMIA
Resenha como parte da avaliação da disciplina de Economia do curso Administração, ministrado pelo professor Fabiano Rambo.
Pinhalzinho-SC. Dez. 2011
Em sua obra, Paul Singer começa mencionando três distintos significados para a palavra economia, o primeiro significa ter qualidade na questão do bom senso de uso de valores ou recursos, ou seja, é a pessoa que é econômica, quando não esbanja dinheiro e tem noção de quanto pode gastar e pagar para um determinado bem. O segundo significado é, conforme Singer (pág. 1, 2010) a característica comum de uma ampla gama de atividades que compõem a economia do país, ou seja, como andam as vendas, como estão obtendo os devidos lucros ou até mesmo como está o ambiente externo de uma determinada empresa. O terceiro significado é de que a economia está atrelada diretamente com o segundo conceito, é a ciência que tem por finalidade a atividade da segunda definição. É a análise do ambiente, como fazer a empresa obter lucros, entre outros.
A atividade econômica é dividida em duas escalas, uma marxista – social e a outra marginalista – individual. A primeira a ser citada é a dos marxistas, que vêem a atividade social como algo coletivo. A economia é praticada sob uma divisão social de trabalho. Várias pessoas são encarregadas e trabalham em grupo para produzirem um produto que circula no mercado. No entanto para os marginalistas, a atividade econômica é algo individual, pois segundo o autor, por mais que exista um trabalho em conjunto, os marginalistas levam em consideração do fato de que cada pessoa do grupo leva em conta seus interesses pessoais e não os interesses do grupo em geral. Cada pessoa do grupo exerce tal função pensando em preencher suas necessidades de vida.
Uma diferença bem ressaltada dos dois grupos é que para o primeiro grupo as atividades individuais não