O mundo financeiro e seu impacto nas organizações
Luciana Alves dos Santos ¹
RESUMO
O mundo das finanças é considerado distante para a maioria das pessoas, mas com a leitura do livro “Entendendo o Mundo das Finanças” pode-se entender melhor a importância e grau de envolvimento de toda a sociedade para a composição do mundo financeiro. E por meio deste artigo iremos discutir os impactos que esse este misterioso universo das fianças provoca nas organizações das novas economias. Vale dizer que a imprevisibilidade do mercado, os agentes classificados como superavitários, deficitários, podem manipular tal operação.
PALAVRAS-CHAVE: finanças; economias; operação; superavitários; deficitários.
1 INTRODUÇÃO
(ROSS, 2002: 4)
“Podemos definir finanças como a arte e a ciência da gestão do dinheiro. Preticamente todos os indivíduos e organizações recebem ou levam dinheiro. A área de finanças preocupa-se com os processos, as instituições, os mercados e os instrumentos associados à transferência de dinheiro entre indivíduos, empresas e órgãos governamentais. Muitas pessoas poderão se beneficiar da compreensão do campo de finanças, pois lhes permitirá tomar melhor decisões financeira pessoais. Entender essas ares também é essencial para as pessoas que trabalham em atividades, porque poderão interagir eficazmente com o pessoal, os processos e os procedimentos do campo financeiro.
As finanças são importantes na redução do tempo estéril dos valores quando, por exemplo, um bem está sendo produzido ou está aguardando para ser vendido. Em um mundo sem finanças as transações comerciais ficaram muito lentas e ineficientes. Através do crédito podemos dissociar o fluxo de produção e distribuição do fluxo de valores. Assim, um prédio, por exemplo, pode ser construído, vendido e produzir lucros sem que cada etapa aguarde um volume de dinheiro suficiente para terminá-la.
________________________________
¹Acadêmica do curso de Bacharelado em