Senhor
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO
5° PERÍODO - NOITE
METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFESSORA DOUTORA: POLYANNA CAMÊLO
PROJETO DE PESQUISA
Alunos:
Brenda Bígio
Emerson Félix
Mateus Macedo
Recife, 27 de
Novembro de 2014
Tema: Soluções de design para publicidade social voltada a drogas lícitas.
Problema: As campanhas publicitárias sobre cigarro, que possuem teor preventivo, de fato alcança os não-fumantes coibindo-os a se tornar futuros consumidores?
1. Introdução
Como forma de tentar mensurar o consumo exacerbado do cigarro na sociedade pós-moderna e entender de que forma e porque ele se dá, este projeto visa compreender se a publicidade sobre essa droga lícita verdadeiramente afeta os consumidores e possíveis usuários, bem como procura apontar alternativas, se não capazes de minimizar o consumo, então construtoras de uma visão crítica sobre o cigarro, ainda que através de técnicas agressivas de publicidade.
2. Justificativa
O cigarro é reconhecidamente um dos produtos mais vendidos no planeta, e o Brasil é o maior exportador e segundo maior produtor desse produto no mundo. É fato que o consumo vem diminuindo no país graças à alta taxação de impostos, que está em torno de 77% para os cigarros mais baratos e 65% para os mais caros, mas essa queda no consumo acontece de maneira lenta.
Há dez anos os brasileiros fumavam cerca de 120 bilhões de cigarros anualmente; hoje esse volume foi reduzido em 15 bilhões e parte do crédito por essa pequena fração sobre o montante antigo se deve também às campanhas publicitárias de conscientização sobre o uso do produto. O problema é que apenas impostos altíssimos parecem não ser suficiente para coibir o uso do cigarro, visto que, segundo matéria publicada no Estadão em maio de 2014, a nova taxação foi responsável pelo aumento de cerca de 31% no contrabando local.
Assim, faz-se necessário empregar outras técnicas que revelem alternativas válidas ao