dimensionamento de bomba
EQUAÇÕES DE DIMENSIONAMENTO DE BOMBAS
1. INSTALAÇÕES DE RECALQUE
1.1 RECALQUE E SUCÇÃO
Nas estações de tratamento, as instalações de recalque são constituídas principalmente de pequenas linhas de elevação do efluente do tanque de equalização para a próxima unidade, ou de elevação de lodo das caixas coletoras do decantador ou do adensador para desaguamento em filtros ou leitos de secagem.
O recalque geralmente é realizado por bombas afogadas, instaladas duas, em paralelo, com as mesmas características, sendo uma para reserva ou rodízio.
A linha de recalque poderá ser de PVC, ferro fundido, ferro galvanizado, etc. Deverá ser instalado um registro para controlar a vazão e uma válvula de retenção para evitar que o líquido retorne na ocasião em que a bomba for desligada. A válvula de retenção deverá ser instalada antes do registro.
A linha de sucção deverá ser curta, possuir o menor número de peças, e convém evitar peças de raios curtos. Se a bomba for afogada, deverá ser acima do nível d’água, deverá ser instalada uma válvula de pé sem crivo, para evitar entupimentos.
O dimensionamento da tubulação é feito através da fórmula de Bresse:
D é o diâmetro em metros da tubulação de recalque. A tubulação de sucção deverá Ter o diâmetro comercial imediatamente superior.
Q é a vazão em m 3 /s
1.2 POTÊNCIA DO CONJUNTO MOTOR – BOMBA
A potência do conjunto motor-bomba é calculada, levando-se em consideração as perdas de carga localizadas por atrito na tubulação, a altura geométrica e a vazão. É calculada pela fórmula:
P é a potência em CV ou HP do conjunto g é o peso específico do líquido igual a 100 kg/m 3 (água ou esgoto)
Q é a vazão em m 3 /s
H man é a altura manométrica em metros, que é igual à soma da altura geométrica mais as perdas de carga h é o rendimento do conjunto motor-bomba h=hm*hb h m é o rendimento do motor h b é o rendimento da bomba
Para estações que funcionam 24 horas por dia, a potência