RESENHA: O QUE É ARQUITETURA. PARTIDO ARQUITETÔNICO
Nesta parte da obra o autor dá uma explicação sobre o que seria o partido arquitetônico . Ele afirma que arquitetura seria toda e qualquer intervenção no meio ambiente criando novos espaços , e que o partido é a divisão e organização correta para determinados espaços . Para isto existem determinantes do partido, que é a técnica construtiva, o clima do ambiente, a condição física do local, a condição financeira, e a legislação regulamentadora e as normas e regras da funcionalidade, são condições que devem ser analisadas antes de se iniciar uma obra.
O sistema construtivo seja talvez o mais importante partido onde une os interesses culturais na qual cada lugar existe uma arquitetura própria vinda da cultura, e por isso é impossível haver repetições,. Mas hoje em dia existe a arquitetura internacional que é a arquitetura de ricos, proporcionando grandes obras, bonitas que chama atenção, com uma arquitetura modernas geralmente vinculadas a multinacionais. Mas é preciso lembrar também da arquitetura de bairros pequenos, de lugares periféricos, pouco atraente que constitui o nosso país.
Antigamente as casas e outras obras eram de uma forma e conforme a tecnologia foi evoluindo essas obras foram refeitas, ou modificadas, ou construídas outras com uma forma mais moderna e viável , readaptações foram feitas. Enquanto um programa de arquitetura for satisfeito ela continuará existindo, um exemplo são as igrejas que permanecem a mesma estrutura inicial.