Resenha do Artigo - A importância do estudo
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO CONFORTO AMBIENTAL NO PROCESSO DE PROJETO
DO ARQUITETO
Autora: Ana Julia Carvalhido
2014.2
O artigo faz uma reflexão de como os arquitetos projetam, levando em consideração a importância da eficiência energética em projetos de edificações. Uma vez que hoje existem vários avanços na área de bioclimática, enquanto a prática da arquitetura se manteve a mesma.
O autor defende a teoria de MACIEL (2006) que na busca de um ideal arquitetônico deve ser considerar soluções inovadoras. E que a arquitetura é uma área criativa que necessita de técnicas transmitidas por meio de teoria GASPERINI (1984).
Ele diz que o processo de projeto com fatores não ensinados – intuição, talento e inspiração. Enfatizando o subjetivismo intuitivo do SILVA (1984) que compara a uma caixa preta, onde temos a entrada com a formulação do problema e a saída com o problema resolvido, não se enxerga o funcionamento, sendo assim o conhecimento não é assimilado. Quando o processo criativo for uma caixa transparente, se tem conhecimento do todo, podendo assim ter a transmissão, reprodução e aperfeiçoamento do mesmo.
A partir da ideia pode-se relacionar a obra ao partido através de princípios estruturadores, como ordem morfológica ou funcional. Dividindo assim a existência em dois planos: o real onde os fenômenos ocorrem e o mental onde os fenômenos são representados. O projeto é o único método de transferência da ideia para o plano real.
Enquanto se pensa em um projeto, se procura resolver problemas. Que de acordo com seu repertório poderá ser resolvidos ou não. Completando o conhecimento empírico com o teórico, surgem as ideias.
O conforto ambiental apresentado no artigo é representado pela influência do clima na edificação de forma que devemos sempre construir o ambiente buscando a melhor qualidade de vida. Entendendo os aspectos formais arquitetônicos que são a necessidade de identificar e compreender o programa de