Resenha do artigo “a importância da ‘boa’ identificação dos organismos fitoplanctônicos para os estudos ecológicos” senna, p. a. c & magrin, a. g. e.

841 palavras 4 páginas
RESENHA DO ARTIGO “A IMPORTÂNCIA DA ‘BOA’ IDENTIFICAÇÃO DOS ORGANISMOS FITOPLANCTÔNICOS PARA OS ESTUDOS ECOLÓGICOS”
SENNA, P. A. C & MAGRIN, A. G. E.

Introdução
O homem tem a necessidade de classificar e ordenar tudo a sua volta seja tanto uma máquina quanto um ser vivo. A importância da descoberta de como se ordena a natureza fez com que o homem aprimorasse as técnicas de identificação de espécies. Essa identificação é feita através da divisão. Esse trabalho de identificação pode ser lento ou até impossível de se fazer por ser trata de espécies novas, nunca vistas que possuem características diferenciadas que dependem do local onde são encontradas, que devem ser classificadas e ordenadas. Assim, o artigo mostra que todo este trabalho é realizado com a finalidade de entendermos a natureza e as espécies que nela abriga. Talvez, nunca conseguiremos dividir a natureza, mas iremos continuar a dividir os seres vivos que nela habita, a fim de chegarmos ao mais próximo possível da real ordem de espécies e sua classificação.

Objetivo
O artigo teve como objetivo evidenciar como funciona a taxonomia e desta forma conscientizar a importância desta ciência no âmbito da evolução dos seres vivos. Desenvolvimento
O artigo aborda, inicialmente, sobre a Taxonomia. Infelizmente, esse ramo passa por dificuldades, pois são poucas as pessoas que se interessam a estudá-la, diferentemente de outras áreas como a biologia molecular. Mas a taxonomia vai muito além de normas de nomenclatura. É através desta que se dá inicio a outras ciências como Zoologia, Biologia Molecular e Bioquímica.
A Taxonomia existe desde que surgiram os primeiros seres humanos. Entretanto, a classificação dos vegetais é mais recente, surgindo por volta do séc. 3-4 a.C., a partir dos filósofos gregos que criaram o primeiro sistema de classificação dos vegetais, baseado no hábito e na duração das plantas. Após isto, a taxonomia vegetal passou por quatro fases: “a fase da classificação quanto ao

Relacionados