Planejado para a Bebida
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Departamento de História e Teoria
Teoria da Arquitetura l
Portfólio 1
Programa Arquitetônico - Livraria
A livraria escolhida para ser estudada foi a Livraria Travessa do BarraShopping. A escolha se deu por ser um local onde é possível além de encontrar livros, também se comercializa revistas e jornais, cd's e dvd's, artigos de papelaria e presente, e conta também com setor destinado à leitura e um café completamente equipado para receber seus clientes. Tudo é setorizado, apesar de que a venda de livros acontece por todo espaço invadindo um pouco os setores mais específicos.
Ao entrar na loja nos deparamos com a monumentalidade e ao mesmo tempo com o conforto causado pela iluminação, pela materialidade e pela disposição do mobiliário. A livraria da Travessa é uma loja grande de dois andares. No centro o pé direito é duplo dando a ideia de monumentalidade, nas laterais o mezanino traz o conforto e a possibilidade de ambientes diferentes.
No espaço principal com ilhas e prateleiras dispostas ao longo do percurso, tudo separado por temas para facilitar a procura do produto desejado, a organização é fundamental para um bom funcionamento do estabelecimento.
As estantes de livros correm por todo o perímetro da loja contendo a maior quantidade de livro possível. Algumas com bancadas de apoio que também servem de expositor para os livros mais procurados. Além das estantes fixadas nas paredes também são encontradas estantes soltas e ilhas com livros e papelaria.
Dentro da livraria da Travessa existe um espaço para CD's e DVD's, que sempre se misturam com os livros, dando uma cara um pouco mais contemporânea numa livraria com um espaço bem clássico.
O Café é o diferencial nas grandes livrarias, além de ser um local que atrai muito o consumidor, fica disposto estrategicamente no mezanino para não só ter maior privacidade, mas possibilitando toda a visão da