Quiabo
O quiabeiro (Abelmoschus esculentus L.) é uma hortaliça-fruto anual, arbustiva, de porte ereto e caule semilenhoso. Originário de regiões quentes da África, exige temperaturas altas (FILGUEIRA, 2008), adaptando-se muito bem ao clima do Norte de Minas Gerais. É uma hortaliça de baixo custo de produção, bastante cultivada no Brasil especialmente pela agricultura familiar (PASSOS etal., 2004).
O Brasil encontra-se entre os maiores produtores mundiais de quiabo, sendo o estado de Minas Gerais o principal produtor (IBGE, 2006).
O quiabeiro adapta-se muito bem ao clima do Norte de Minas Gerais. É uma hortaliça de baixo custo de produção, bastante cultivada no Brasil, especialmente pela agricultura familiar, (PASSOS et al., 2004). Não consta entre as hortaliças de maior importância econômica. Entretanto, é muito popular, uma vez que sempre está presente em todos os mercados e feiras (BROEK et al., 2003).
No Brasil existem condições excelentes para o cultivo do quiabeiro, principalmente no que diz respeito ao clima. Essa hortaliça possui algumas características desejáveis, tais como: ciclo rápido, custo de produção economicamente viável, resistência às pragas e alto valor alimentício e nutritivo, contém boa quantidade de vitaminas A e C, é fonte de cálcio, além de niacina, apresenta ainda qualidades medicinais (INOMOTO et al. 2004; MOTA et al.,2001).
Importância nutricional
É um vegetal muito utilizado na culinária, apresenta alto valor alimentício, sendo importante fonte de vitaminas A e C e sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, além de qualidades medicinais e terapêuticas reconhecidas.
É utilizado como laxante na forma de chá feito a partir de suas folhas, também utilizado no tratamento de bronquites e problemas pulmonares em geral (BROEK et al., 2003; SILVA et al., 2001).
Origem
O quiabeiro (Abelmoschus esculentus L.) é originário de regiões tropicais e subtropicais de baixas altitudes da África. Exige temperaturas altas, sendo uma cultura