Quiabo
Os quiabos tem formas de capsulas, são verdes e peludos e possuem uma goma viscosa. O ponto ideal de colheita é no momento que os frutos estão cheios, tenros e firmes, e sua ponta é facilmente quebrada quando dobrada. Se sua ponta dobrar mas não quebrar, é sinal de que estão murchos ou fibrosos. Na hora da compra é melhor optar pelos frutos firmes, sem manchas e com o comprimento menor que 12 cm. Além disso, deve ser consumido rapidamente pois o quiabo fica murcho e escurece com facilidade.
O preparo culinário é muito fácil e bem variado, basta retirar suas pontas e pode ser cozido, frito ou refogado. Pode ser utilizado para dar espessura em alguns pratos e sua viscosidade pode ser diminuida ensopando-o durante trinta minutos em vinagre diluído em água ou limão durante o cozimento.
Faz parte de alguns pratos típicos regionais como o caruru (quiabo com camarão seco) ou mesmo na culinária mineira, o frango com quiabo. Além de ser muito popular na cozinha crioula e Cajun.
Rico em vitamina A, é muito importante para a visão e para pele, além de proteger o fígado. A vitamina B1 e a B2 também estão presentes. A primeira é decisiva para o bom funcionamento do sistema nervoso e a segunda, é muito importante para o crescimento, principalmente na adolescencia. Por ser um fruto de fácil digestão, é indicado a pessoas com problemas digestivos e